Piso Tátil Alerta e Direcional (acessibilidade)


Descrição: Piso Tátil é um piso com textura e cor diferenciada do piso ao redor. Destacando-se e tornado-se perceptível a pessoas com deficiência visual e baixa visão. Estas diferenças de textura e cores do Piso Tátil proporcionam melhor orientação.


Preloader

Descrição:

O dia 2 de dezembro de 2004 teve uma grande importância para as pessoas com deficiência. Nessa data, era assinada pelo presidente Lula o decreto-lei 5296, que determina a acessibilidade das edificações e dos espaços urbanos, conforme os critérios da NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece critérios e parâmetros técnicos para condições de acessibilidade no projeto, ou seja, o piso tátil é essencial em: construções, instalações, adaptações de edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.

De acordo com a norma, as edificações e os espaços urbanos devem contar com sinalizações táteis no piso. Estas sinalizações, por sua vez, devem ser de cor contrastante com o piso adjacente, para orientar as pessoas com deficiência visual ou com baixa visão.

A instalação de forma correta em um estabelecimento comercial agrega valor ao local, pois mostra a preocupação que o estabelecimento tem com o cliente. Mas não basta instalar, é preciso que funcione. A arquiteta Mariana Alves, especializada em acessibilidade, diz que já viu muitos pisos mal colocados. "Existem alguns que direcionam para nenhum lugar, ou para obstáculos e locais perigosos, como avenidas."

Piso Tátil é um piso com textura e cor diferenciada do piso ao redor. Destacando-se e tornado-se perceptível a pessoas com deficiência visual e baixa visão. Estas diferenças de textura e cores do Piso Tátil proporcionam melhor orientação, servem como aviso para trabalhadores ou pessoas com deficiência visual, proporcionam direção e segurança, sem comprometer a passagem de bicicletas ou cadeiras de rodas.

Composto com placas de borracha antiderrapantes, o piso direcional possui superfícies de relevo que garantem acessibilidade e orientam o percurso no ambiente em que está instalado. Assim, o deficiente visual pode se guiar sem correr o risco de perder o caminho ou escorregar no piso.

É um dos principais elementos para ajudar o deficiente visual a ter sua independência dentro das instalações da empresa. Para que a companhia esteja dentro das normas adequadas, é preciso instalar o piso tátil direcional nos lugares em que o fluxo deve ser mantido. São caracterizados pelas faixas em relevo em paralelo durante a extensão do piso. Por outro lado, em locais em que há a presença de um obstáculo, deve ser colocado o piso tátil de alerta, indicando que o deficiente visual poderá entrar em um elevador, uma escada, catraca, entre outros. São caracterizados pelas formações de relevo em formato de círculo. É comum ver sua presença em instalações públicas, como estações de metrô, trem ou aeroportos. Outro detalhe importante é a sua cor. Ele deve ser de uma cor contrastante à cor predominante do piso normal. Isso é fundamental para que profissionais que enxergam parcialmente possam também diferenciar o material. 

Características:

 - Várias Cores

Aplicação:

Estes indicadores táteis têm um perfil levantado para alertar os indivíduos com deficiência visual de um próximo perigo, ou fornecer-lhes orientações para a passagem segura.

Tactil  Tactil  d

Colorido

Colorido

 

Se você procura pisos que ofereçam grande vantagem para áreas de fluxo clique aqui